quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Ricardo Ribeiro Marques, árbitro FIFA de Minas Gerais

Na Série de reportagens sobre árbitros FIFA do futebol brasileiro hoje é dia de apresentar Ricardo Marques Ribeiro, árbitro do estado de Minas Gerais.


Marques Ribeiro nasceu em 18/06/1979 e tem 31 anos de idade. Apitou entre jogos da Série A e B um total de 15 partidas. em 2010, entretanto sua trajetória na elite do futebol brasileiro começou em 2007. De 2007 a 2009 foram 26 jogos com 137 cartões amarelos e 11 vermelhos. Durante esse triênio nos jogos em que apitou os mandantes fizeram 73,1% dos pontos e os visitantes 26,9%.

Nessa temporada essa estatística mudou um pouco. Nos 15 jogos, apenas 3 vitórias de mandantes contra 5 dos visitantes, foram, portanto, 7 empates. O último no dia 13/11/2010, na última rodada da Série A, quando Santos e Grêmio nao saíram do 0.

Na atual temporada Ricardo aplicou 78 amarelos e 7 vermelhos. Foram 3 vermelhos para os mandantes e 4 para os visitantes. Além disso o árbitro mineiro anotou 5 pênaltis, sendo 4 para mandantes e 1 para visitante. E lances capitais como pênaltis são polêmicos no que se refere as escolhas de Ricardo. No jogo entre Santos e Ceará foram duas penalidades a favor do Santos sendo 1 inexistente e outro claro. No jogo enter Grêmio e São Paulo, o time gaúcho ganhou a seu favor um pênalti inexistente enquanto o pênalti para o São Paulo foi em um lance bem interpretativo. No último final de semana Marques anotou um pênalti claro para o Santos que desperdiçou a oportunidade.

Nas estatísticas desse árbitro encontramos poucos cartões amarelo por reclamação, apenas 3 dos 78. Por outro lado o mineiro não tolera retardo no reinício de jogo. Ao todo foram 8 amarelos por esse motivo sendo 6 para mandantes e apenas 2 para visitantes. Ainda no que se refere a parte disciplinar, Ribeiro chegou a expulsar um atleta por dupla advertência após este levantar a camisa para comemorar o gol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário