domingo, 28 de novembro de 2010

Matemática e Lições na Série B

Nesse final de semana a Série B do Campeonato Brasileiro teve a sua 38ª e última rodada. Muitas equipes ainda definiam seu futuro no torneio enquanto outras apenas cumpriam tabela. Dentre os jogos mais importantes o América/RN tentava seu último suspiro assim como o Brasiliense no confronto direto, entretanto ambos dependiam de derrotas de Vila Nova ou Guaratinguetá que venceram.

A matemática da Série B nos mostrou pelo 2º ano seguido que com 40,35% dos pontos, ou seja, 46 é possível escapar da degola. Em 2008 com 45 pontos o Fortaleza se manteve na divisão de acesso do futebol brasileiro.

Por outro lado a pontuação do G4 diminuiu de 65 para 63 pontos, que foi o que conquistou o América/MG ao garantir a 4ª colocação e o acesso para a elite.

2009 não serviu de lição

A Série B também serve de lição por isso é preciso não apenas vir com o velho clichê de "vamos começar do 0 no próximo ano". É preciso também analisar e rever toda uma temporada para que não se cometa os mesmos erros ano pós ano pós ano. 3 equipes não souberam aproveitar a segunda chance em 2010.

2009 não serviu de lição para Brasiliense, Ipatinga e América/RN. Essas 3 equipes brigaram contra o rebaixamento na temporada anterior e após sofrerem muitos terminaram na 14ª, 15ª e 16ª posição, respectivamente. O Mecão somou 46 pontos na ocasião.

Em 2010 o trio cometeu os mesmos erros e dessa vez não escaparam da degola. Ipatinga e América/RN ficaram nas duas últimas colocações e o Brasiliense em 17º foi o último rebaixado. Imediatamente antes de Brasiliense, o Vila Nova terminou em 13º em 2009 e esse ano novamente correu riscos, mas soube escapar pela 2ª vez seguida de degola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário