quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Esquema na arbitragem?

Nosso leitor comentou o post Quadro de Árbitros das Séries C e D e perguntou:

Minha pergunta é: Existe maior número de árbitros no estado de Goiás ou seria esquema "político" da Comissão de arbitragem em escalá-los?
Abraços.

Realmente é uma questão difícil de ser respondida. Apesar da arbitragem se apresentar cada vez mais imparcial, em muitos jogos existem lances absurdos onde time A ou B é favorecido.

Ao todo foram escalados 7 árbitros diferentes do estado de Goiás nas Séries C e D, confira a lista:

Wellington Ferreira Branquinho
Fabrício Nery Trindade
Eduardo Tomaz de Aquino Valadão
Osimar Moreira da Silva Júnior
Cléber Vaz da Silva
Elmo Alves Resende Cunha
André Luiz de Freitas Castro (aspirante FIFA).

Como a pergunta é difícil de ser respondida, lançamos outra questão.

Por que a CBF teima em fazer escalas estranhas em jogos importantes?
Exemplificando. No jogo entre Coritiba x Figueirense (uma espécie de final da Série B), o jogo mais importante da rodada ficou a cargo de um árbitro fraquíssimo tecnicamente e disciplinarmente. Pablo Alves tão fraco é que antes de se mudar para federação do Espírito Santo (onde o futebol tem peso praticamente 0) apitava na federação carioca.

Outro jogo importante são as finais da Série C e D.

Seja a Série que for, as divisões inferiores tem sua importância quando o assunto é a disputa de título, mesmo assim quem apitou a primeira partida da final da D foi o desconhecido Fernando José de Castro Rodrigues do Pará e o segundo jogo ficou a cargo de outro desconhecido, Afonso Amorim de Sousa do Piauí. Isso não significa que esses árbitros são ruins, pelo contrário, quem sabe um deles ou os dois será uma grande revelação, entretanto final tem que estar a cargo de juiz de Série A.

Na C, a primeira partida ficou sob a responsabilidade de um grande árbitro, o aspirante FIFA Luiz Flávio de Oliveira de São Paulo, entretanto 2010 foi um ano de reviravolta para Wallace Nascimento Valente que além de ter apitado muitos jogos nas Séries A e B agora vai apitar a finalíssima da C. O problema é que o árbitro capixaba já provou sua incapacidade em divsersos jogos, mas estranhamente resurgiu no cenário nacional em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário