terça-feira, 19 de outubro de 2010

Qual o melhor método: experiência ou jovens valores?

Enquanto os clubes de futebol vão montando seus elencos no início de uma temporada ou fazendo ajustes em meio a uma temporada em andamento, por diversas vezes ouvimos o diretor comentando entre balancear a experiência e os jovens valores no plantel da equipe.

Muitas vezes a mesma questão entra em pauta quando da definição de um time base para enfrentar a extensa temporada. A dúvida que muitos tem é se é ideal investir nos jovens atletas ou rechear o elenco com jogadores de vasta experiência. Obviamente que o ideal é ter uma boa equação entre os dois fatores.

E na prática, no atual Campeonato Nacional, como está o desempenho das equipes e as respectivas média de idade dos times?

Em nosso breve estudos apresentaremos essa relação tomando como base a idade dos atletas jogo a jogo e levando em consideração apenas os jogadores que atuaram (como titulares ou como substitutos).

SÉRIE B

Por muitas vezes temos a idéia de que para enfrentar um campeonato "pegado" como a divisão de acesso, utilizar jogadores mais experientes pode ser melhor. Entretanto no Campeonato Brasileiro da Série B em 2010 percebemos que a experiência não é necessariamente o melhor método para uma boa campanha.

No "G4 da média de idade" dos clubes aparecem Ponte Preta, Figueirense, Coritiba e ASA sendo que os três primeiros brigam diretamente pelo acesso e o ASA não corre riscos de rebaixamento. Logo após o ASA aparece a equipe do Bahia que também briga diretamente pela vaga na Série A 2011.

Na outra ponta da média de idade dos times encontramos dois times que brigam pelo acesso: América-MG e Sport. Junto dos dois times, aparecem ainda Ipatinga, Brasiliense e América-RN que brigam diretamente contra o rebaixamento, enquanto que na ponta dos times mais jovens apenas o Santo André briga contra a despromoção. Isso nos faz entender que a experiência não é necessariamente o melhor planejamento para lutar pelas posições acima da tabela em um campeonato com "mais pegada" e "menos técnico" segundo boa parte dos torcedores e cronistas.

Abaixo um gráfico com a média de idade das equipes:


Ao usar o gráfico acima citar o blog 2010sportsfc

Um comentário:

  1. No meu entender, o ideal sempre é mesclar experiência com juventude.

    ResponderExcluir