segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Elenco: Treinador faz milagre?

Nos deparamos no futebol brasileiro com mudanças constantes no comando técnico das equipes. Em alguns instantes o próprio torcedor acaba, culturalmente, apoiando que seus clubes utilizem essa política para tentar novo animo para o time. Uma questão importante com a evolução física, que só pode ser compensada por muita qualidade técnica de alguns atletas, é se treinador faz milagre.

Vejamos a briga na Série B pelo acesso:

Coritiba:

O time alvi verde do Paraná apesar de não ter uma constância nas laterais do campo, onde Capixaba e Angelo alternam a titularidade e Triguinho não consegue se consolidar como o dono da camisa 6 a tal ponto de muitas vezes Lucas Mendes ser utilizado como um falso lateral no setor, no meio campo o Coritiba tem atletas de sobra. Na contenção Donizete, Andrade, Léo Gago e a grata revelação Marcos Paulo diram o ritmo de jogo com muita força de marcação. Na frente Dudu, do Cruzeiro, mostrava muita qualidade pelo lado esquerdo, enquanto Rafinha na meia direita entortava a marcação dos adversários. Com a vinda do artilheiro Leonardo o Coritiba fechou seu setor de ataque com ainda mais qualidade técnica.

Figueirense:

O time Florianópolis tem sobras no seu elenco. Do lado direito o lateral Lucas vem fazendo uma Série B impecável se consolidando como peça importante no time alvi negro. Seu reserva Bruno quando entra dá conta do recado. Na esquerda outros dois jogadores de nível Série A, Juninho e Hélder esbanjando assistências e gols. Não bastasse isso na zaga o experiente Roger Carvalho com o promissor João Filipe mostram segurança e competência. Chega a ser covardia fazer a análise do elenco do Figueira, quando após tudo isso citamos Coutinho, Ygor, Túlio e Jeovânio na contenção. Atletas com bagagem para jogar um campeonato intermediário. Na frente o experiente Fernandes tem uma sombra importante no banco, o jovem Roberto Firmino. Para completar, na frente, Willian, craque de 23 anos joga ao lado do experiente Reinaldo ex-Botafogo. E a duas semanas o Figueira acertou o retorno do promissor Vinícius Pacheco por empréstimo junto ao Flamengo.

América-MG:

o time mineiro optou pela experiência na modelagem de seu elenco. Entretanto experiência por experiência não ganha jogo, por isso os atletas do elenco do Coelho são de nível "A". Fábio Jr, artilheiro ao lado do rodado Thiago Silvy. Na armação até semana passada contava com o jovem Diego José, hoje no Grêmio. Irênio é mais um experiente com qualidade comprovada no elenco do América. Pelo lado do campo aparece Marcos Rocha, 21 anos, emprestado junto Atlético-MG. Aliando alguns jovens valores com experientes atletas de qualidade comprovada fez com que o América sonhasse em retornar a elite do futebol nacional.

Bahia:

Na equipe tricolor o lateral esquerdo Ávine e os atacantes Ananinas e Vander surgem como jovens atletas com potencial para jogar em qualquer equipe do Brasil. Muita qualidade e vontade aliado a experiência de Morais compõe uma estrutura forte para enfrentar a Série B. Mas o time do Bahia não para por aí, na frente conta ainda com o meia Carlos Adriano (ou Adriano Michael Jackson) emprestado junto ao Fluminense. Além dele o retorno de Jael trouxe um artilheiro para a equipe baiana. Se depender de banco, o treinador encontra ninguém mais ninguém menos que Rodrigo Grahl. Fechando o elenco no setor defensivo o Bahia optou pela experiência com Vágner, 27 anos e Nen, ex-Palmeiras, 32 anos. Por isso o Bahia briga pelo retorno para elite.

Ponte Preta:

A Macaca é a principal aposta desse blogueiro e não por acaso. A Ponte Preta conta com o melhor elenco da Série B em 2010. A começar pelo goleiro Eduardo Martini que a anos pede passagem. O bom goleiro conta na sua zaga com a jóia rara Naldo que surgiu no União São João (e para quem sonha em ter o zagueiro, Naldo está emprestado a Ponte e ainda tem vínculo com o time de Araras) e com o experiente Léo Silva. Opção no banco aparece Diego Jussani, zagueiro que não apenas cumpre suas obrigações com muita competência como também aparece no ataque e se configura como um perigo nas bolas aéreas para a equipe adversária. Pelo lado do campo aparece Bruno Collaço, 20 anos, emprestado junto ao Grêmio. Talentoso lateral esquerdo com muito a conquistar na carreira que ainda se inicia. No lado direito existia uma lacuna preenchida por Everton Silva, emprestado junto ao Flamengo. Na contenção jogadores com bagagem e qualidade para marcar e para jogar como Souza, do Palmeiras, Guilherme que aparece bem no lado direito do campo fazendo de lateral em certos momentos do jogo além de Josimar. Opção certa de Jorginho é o jovem e talentoso Pirão. Deve-se ressaltar que Tinga, hoje no Palmeiras, fazia parte do esquadrão ponte pretano em boa parte do 1º turno. Na ligação surge Ivo, destaque do Juventude que não se firmou no Palmeiras e foi por empréstimo para a Ponte. Opção para a posição é André. Na frente Reis e Wiliam, ex-Santos dão conta do recado fazendo da Ponte um dos melhores ataques no Campeonato. Além deles Moacir é opção certa no decorrer dos jogos, botando fogo pelas laterais do campo. Há ainda o pouco aproveitado, até aqui, Kieza, ex-Fluminense.

Sport:

O Sport se reforçou muito no decorrer do Campeonato. Desembarcaram Fabrício com bagagem de Libertadores, Marcelinho Paraíba, Seleção Brasileira, e mais recentemente o experiente Romerito retornou ao rubro negro. Junto dos experientes atletas com qualidade técnica singular no futebol brasileiro surge as revelações Ciro (pretendido por equipes do exterior), Wilson e Eliandro. Na contenção aparecem Tobi, Germano e Daniel Paulista, todos com experiência suficiente para Série B e com destaque para qualidade técnica individual de Daniel. Ainda como opção na meia cancha aparece o promissor Elton. Na parte defensiva muita experiência para "aguentar o tranco" da "B" com Dutra na esquerda, Igor, César Lucena e André Leone na zaga. Ainda do lado do campo Mateus é uma sombra para Dutra e Renato aparece como destaque no lado direito. No último jogo Dadá estreiou na direita e mostrou que Renato não é, necessariamente, titular absoluto.

Essas seis equipes ainda poderia ter a comphania da boa equipe do São Caetano em sua análise individual.

A pergunta é: treinador faz milagre?

Não há possibilidade de entender como alguns comentaristas e cronistas podem exigir mais de algumas equipes, embora podemos entender que torcedores exijam que a bomba caia no comando técnico dos times. Fato é, o acesso para "A" em 2011 está fechado nos 6 elencos citados acima, pois contam com atletas de qualidade técnica de nível "A" e de experiência nacional e internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário