quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Média de Idade dos Clubes da Série A

Utilizando a mesma metodologia aplicada no último post, fizemos também um gráfico comparativo entre os clubes da Série A quanto a média de idade dos atletas que estão sendo utilizados nos jogos dos respectivos times, contemplando portanto atletas titulares e substitutos.

Diferentemente da Série B, onde os clubes que estão no topo da classificação apresentaram média de idade mais baixa, observamos na "A" que os clubes que brigam efetivamente pelo título tem utilizado jogadores que ficam com idade média "na média" (ou seja, na região mais central do gráfico) em comparação aos outros concorrentes.

Além disso pelo gráfico que apresentaremos a seguir é possível criar dois grupos. Um com Grêmio, Atlético-PR, Grêmio Prudente, Avaí, Vasco e Santos e um segundo grupo com o restante das equipes. Isso porque do Santos (time com idade média mais baixa do Brasil) até o Grêmio a idade média vai subindo linearmente, enquanto que de Grêmio para Vitória há uma subida abrupta na média de idade. Do grupo com esses 6 clubes encontramos 4 deles no G10, onde Grêmio, Atlético e Vasco brigam por Libertadores e o Santos já está classificado para o torneio continental.

Pelos gráficos das Séries A e B é possível ver que não há a necessidade de ter um time demasiadamente experiente para boas campanhas. Com certeza o ideal é sempre ter atletas experientes no plantel, mas não necessariamente precisam ser titulares absolutos e nem precisam estar em grande maioria no elenco da equipe. Não há idade para qualidade. O jovem deve ser sim lançado com responsabilidade, mas em alguns casos existem exageros para não promoção de atletas jovens ou, ainda, pela não montagem de elencos baseado em um grupo mais novo.

Ao usar o gráfico acima citar o blog 2010sportsfc


Nenhum comentário:

Postar um comentário