sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Os gols do Gauchão 2011

Seguindo a mesma dinâmica das reportagens anteriores com relação a forma dos gols no Campeonato Catarinense e Paranaense, passamos agora por um raio-x completo dos gols do Gauchão. Aproveitamos até a última rodada do 1º Turno, Taça Piratini, para apresentar o relatório completo do Estadual do Rio Grande.

Em uma abordagem mais quantitativa é interessante destacar os números do Novo Hamburgo fora de casa. A equipe que venceu o Grêmio na última rodada da Taça Piratini sofreu apenas 4 gols nesse primeiro turno, sendo só 1 gol fora de casa, contudo a equipe obteve muitos empates, por 0x0 e assim terminou na 5ª colocação e não conseguiu chegar as quartas de final.

Confira abaixo as estatísticas de gols do Gauchão 2011 com uma análise qualitativa dos mesmos:


Entre os números acima importante observamos o equilibrio do Internacional em gols de jogada aérea e jogada no chão. Quase meio a meio os gols de cabeça e de chutes. O Colorado se apresenta como a equipe mais equilibrada (nesse sentido) e mais positiva nos gols de cabeça entre os clubes do Sul do País. Outra equipe equilibrada, porém com um ataque fraco no somatório geral foi o Canoas (Universidade). Apesar disso tudo o total de gols de cabeça no Campeonato Gaúcho não foge das proporções dos Campeonatos Paranaense e Catarinense, ficando em torno de 23%.

E o grande destaque dos números acima fica para a Lajeadense que teve o 2º melhor ataque com 16 gols, sendo que nenhum gol foi direto de bola parada. Além da Lajeadense, o Santa Cruz e o Porto Alegre não fizeram gols direto de bola parada, entretanto as duas equipes apresentaram ataques muito ruins nessa primeira fase. Os números da Lajeadense, em muito, teve a contribuição do excelente atacante Paulo Rangel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário