quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Números da Copa do Brasil


Desde quarta feira da semana passada, demos uma pausa nos Campeonatos Estaduais no meio de semana para dar início a Copa Kia do Brasil 2011. Por isso é a hora de apresentarmos alguns números e curiosidades da Copa do Brasil.

Na noite de ontem (23 de fevereiro) foram completados 32 jogos pela Copa do Brasil 2011. E entre todos os confrontos agendados na 1ª fase, ainda faltam 3 a serem realizados:

Sampaio Corrêa x Sport
São José/RS x Paulista
Barras/PI x ABC

Essas 3 partidas serão realizadas na noite dessa quinta feira (24/02). Nos 29 confrontos já realizados verificamos muitos times ditos grandes que tiveram dificuldades e não eliminaram o jogo de volta, evidenciando que cada vez mais o futebol vai se equilibrando com os avanços nas áreas física e tática. Destacamos, portanto, 9 equipes que eliminaram os jogos de volta:

Ceilândia 0x5 Caxias
Santa Helena 1x3 Uberaba
Vitória/ES 1x4 Goiás
Murici/AL 0x3 Flamengo
Treze/PB 0x3 São Paulo
Vilhena/RO 0x3 Avaí
Cuiabá 0x2 Ceará
Comercial/MS 1x6 Vasco
Corinthians/RN 1x4 Santa Cruz

Dentre os grandes que não eliminaram a volta destacamos a excelente equipe do Coritiba, o Paraná Clube, Atlético/MG, Palmeiras, Ponte Preta, Fortaleza, Bahia, Paysandu, Vitória, Guarani e Portuguesa.

Pior do que isso, dentro dos 20 jogos que não foram decididas em uma só partida há de se destacar derrotas de grandes times, como:

Atlético/PR derrotado pelo Rio Branco/AC
Botafogo que não passou pelo River/SE
Atlético/GO que perdeu do excelente time do Brusque
Vitória que sucumbiu diante do Botafogo/PB
e o Náutico que foi derrotado para o Trem/AP

Arbitragem

Nas estatísticas de arbitragem destacamos uma rodada fair play da Copa Kia do Brasil 2011 na sua estréia do dia 16/02/2011. Nas 15 partidas iniciais da Copa, houve expulsões em apenas 3 jogos. Um total de 4 expulsões. Além disso, a média de amarelos ficou em 6 por partida.

Outra estatística importante da arbitragem é a representatividade de cada estado nos Campeonatos e Copas Nacionais. Até aqui, levando em consideração todos os jogos da 1ª fase da Copa do Brasil, os estados líderes em representatividade são Bahia, Distrito Federal, Ceará, Paraná, Santa Catarina e São Paulo, onde cada um desses estados já tiveram 3 árbitros selecionados para os jogos do Torneio.

Quanto a Piauí, Tocantins, Roraima, Rio Grande do Sul, Amapá e Alagoas ainda não tiveram árbitros sorteados.

Quando o assunto é assistentes, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Norte são os líderes com 6 assistentes sorteados. Tocantins, Rio Grande do Sul, Amapá e Alagoas ainda não tiveram assistentes selecionados.

De todos esses números a surpresa fica por conta do tradicional e importante estado do Rio Grande do Sul, que no assunto arbitragem está zerado. Importante frisar que isso certamente tem relação com as péssimas arbitragens do Gauchão 2011 que vem sendo alvo de reclamações por parte de diversas equipes participantes, comentaristas e torcedores.

O assunto é... GOLLL!

Quando o assunto é gol, a Copa Kia do Brasil 2011 mostra um dado interessante e diferente daquele que costumamos observar em campeonatos que não são de mata-mata. Uma estatística evidente nos gols é que em campeonatos estaduais e no Brasileirão a maioria deles saem no final dos jogos, quando uma equipe precisa sair para buscar um resultado ou quando um cansaço ou a desatenção atrapalha o andamento de um time.

No mata-mata da Copa do Brasil não há tempo para "cozinhar o galo" e as equipes precisam buscar o gol a todo momento. Os mandantes buscando uma boa vantagem e os visitantes tentando encontrar o gol decisivo na casa do adversário. O resultado disso é um equilíbrio na quantidade de gols no 1º e 2º tempo. Nossas estatísticas levam em consideração apenas os jogos do dia 16/02 e naquele dia foram 25 gols na 1ª etapa e 27 na 2ª. E se do 1º ao 60º minuto de jogo existiu um equilibrio de gols variando entre 8 e 9, foi exatamente na metade do segundo tempo que saíram a maioria dos gols, com um total de 13. Na reta final os times buscaram evitar sofrer um gol decisivo e com os jogos mais fechados apenas 6 gols aconteceram nos 15 minutos finais.

Confira abaixo o gráfico:



Nenhum comentário:

Postar um comentário