sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A arbitragem do Brasileirão 2011

Com a escala de arbitragem para a última rodada do Brasileirão 2011 divulgada chegamos aos números finais dos árbitros no Brasileirão.

A seguir elencaremos os juizes que mais participaram do Campeonato. Futuramente post com os números completos de todos os árbitros.

Na Série A os árbitros do DF ficaram em alta. Sandro Meira Ricci da FIFA e Wilton Pereira Sampaio, aspirante a FIFA apitaram 19 jogos cada. Os assistentes FIFA do PR e RS, Roberto Braatz e Altemir Hausmann, respectivamente foram os com maior número de participações. Braatz participou de 31 jogos enquanto Altemir fez 29. Os dois foram os assistentes brasileiros na última Copa em 2010 na África do Sul. Cleisson Veloso Pereira de Minas Gerais e Vinícius Costa da Costa do Rio Grande do Sul foram 12 vezes 4º árbitro e lideraram o rank. Como 5º árbitro quem mais participou foi Anderson José Moraes Coelho com 5 participações.

Na Série B os árbitros do quadro da CBF Jean Pierre Gonçalves Lima e Dewson Fernando Freitas da Silva, gaúcho e paraense, respectivamente, apitaram 9 jogos cada. Adnilson da Costa Pinheiro foi o assistente com mais participações. O sul matogrossense fez 10 jogos na Série B. Com 14 jogos cada os paulistas Flávio Rodrigues Guerra, Raphael Claus e Guilherme Cereta de Lima foram os que mais participaram como 4º árbitro.

Pela Série C o goiano Eduardo Tomaz de Aquino Valadão e o paranaense Fábio Filipus apitaram 4 jogos cada e tiveram maior número de participações. Cícero Romão Batista Silva do Maranhão e Ivan Carlos Bohn do Paraná foram os assistentes com mais aparições, foram 5 cada. Andrey da Silva e Silva do Pará foi 5º árbitro por 6 vezes.

Na Série D Wágner dos Santos Rosa do Rio de Janeiro foi o que mais apitou. Foram 6 jogos. Luciano Benevides de Sousa do Distrito Federal com 6 jogos foi o assistente que mais fez jogos na Série D enquanto que Emerson de Almeida Ferreira de Minas Gerais foi o árbitro com mais participações como 4º árbitro, foram 6 jogos no total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário