quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A receita é usar a cabeça

Entre os estaduais do Sul do país o Catarinense conta com o menor número de times participantes. São 10 clubes na luta pelo título de melhor equipe de Santa Catarina. Contudo 5 jogos por rodada não é sinônimo de pouco gol, pois a média da 1ª rodada foi elevada. O Tigre contribuiu em muito com tal estatística quando goleou impiedosamente o Concórdia por 6 a 1. Foram 17 gols (3,4 em média).

E a receita para marcar gols no Campeonato Catarinense, de acordo com a 1ª rodada, é usar a cabeça. Em apenas uma das cinco partidas não saiu gol de cabeça: Joinville 2x1 Brusque, com estréia e gol decisivo de Ramon Menezes.

Dos 17 gols, 7 foram de cabeça. Uma média alta (41,17%) para esse fundamento. O Criciúma contribuiu com 3 gols dessa forma, Avaí fez 1, Chapecoense 1, Figueirense 1 e o Imbituba fechou essa soma com mais um gol de cabeça. A partir de uma bola parada saíram 3 dos 7 gols de cabeça, todos em cobrança de escanteio e nenhum em cobrança de falta.

Quando não usaram a cabeça, os atletas do Catarinense 2011 arriscaram chutes de longe. Quatro dos dez gols com os pés saíram em chutes de fora da área.

Contudo o gol mais bonito da rodada (e mesmo sendo apenas a 1ª rodada do campeonato) e candidato a um dos mais bonitos do campeonato saiu do meia Diego Oliveira do Criciúma que no 4º gol deu um chapéu no zagueiro e fuzilou de perna esquerda dentro da área para balançar as redes do Concórdia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário