Alguns estaduais terão fórmulas de disputa diferente para 2012, é o caso do Campeonato Baiano e Cearense. O excelente sistema de disputa do Campeonato Baiano ficou para trás e em 2012 o campeonato será disputado de forma similar ao Estadual de Pernambuco.
Antes na Bahia o Campeonato tinha uma primeira fase com 2 grupos onde 4 equipes de cada grupo se classificavam para uma segunda fase onde eram formados outros 2 grupos para decidir os semifinalistas. Enquanto isso, os 2 últimos de cada grupo na fase final faziam um quadrangular da morte. Agora o Campeonato está definido em uma primeira fase onde todos se enfrentam em ida e volta. Os 4 primeiros vão as semifinais e os 2 últimos caem.
O Campeonato Cearense também vai repetir a fórmula do Campeonato Pernambucano. Um alívio para equipes que disputam os Campeonatos Nacionais. Antes o Cearense era uma maratona. Eram disputados 2 turnos onde todos se enfrentavam. Em cada turno havia semifinais e finais e depois uma finalissíma disputada em ida e volta caso houvesse campeões diferentes em cada turno.
No Distrito Federal a fórmula é a mesma, contudo soma-se mais duas equipes na disputa. De 8 participantes o futebol candango passou a 10 na sua Divisão principal.
Entre os principais campeonatos estaduais todos os outros permanecem com a mesma fórmula, inclusive o compacto, disputado e inteligente Campeonato Mineiro que é disputado em turno único todos contra todos com apenas partidas de ida e a partir daí semifinal e final em jogos de ida e volta. Apenas 15 datas para um time ser campeão em Minas Gerais priveligiando as equipes que disputam Campeonatos Nacionais na sequência da temporada, uma vez que existe realmente 1 mês de pré temporada e entre as partidas praticamente durante todo o campeonato há intervalo de uma semana.
Não a toa apesar da péssima campanha do trio mineiro na Série A em 2011, Minas Gerais possui 2 equipes na Série A, 2 na Série B e 1 na Série C. O estado tem direito a 2 vagas para Série D totalizando 7 dos 12 participantes do Campeonato Mineiro em alguma competição nacional caso semelhante a Santa Catarina.
Em representatividade Minas e Santa Catarina estão bem a frente de Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Paraná. Catarinenses, mineiros e paulistas possuem juntos 37% dos clubes das 3 principais divisões do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário